Entenda agora a importância da auditoria na área da Saúde

3 minutos para ler
Compartilhe -

Hoje, para se ter uma administração cada vez mais eficiente é necessário que as instituições de saúde prezem pelo gerenciamento e controle da qualidade dos serviços. Cada vez mais, essas instituições buscam a melhoria em seus atendimentos, superando as vontades e expectativas das pessoas.

Geralmente, é comum a realização de auditorias dentro do ambiente hospitalar. Tidas como uma poderosa ferramenta para o gerenciamento e fiscalização. Com a auditoria, o gestor tem a ajuda para identificar possíveis erros, medir resultados, de modo a desenvolver e alcançar suas metas. Com isso, a instituição é favorecida com metas que considerem a qualidade do atendimento, e seu custo/benefício.

Para saber da importância da auditoria como ferramenta de gestão em unidades de saúde, continue lendo esse artigo!

O papel do auditor

Não há um profissional específico para ser auditor. Geralmente são enfermeiros, farmacêuticos, médicos ou até mesmo administradores, desde que atuem em clínicas ou hospitais. O auditor é responsável pelo planejamento, controle e liderança de processos a partir de dados fornecidos pela instituição.

O auditor é fundamental para auxiliar o gestor da instituição, pois uma auditoria bem feita colabora para a redução de custos, promoção da qualidade nos atendimentos e, claro, torna as relações pessoais muito mais seguras e confiantes.

É importante lembrar que o auditor pode atuar tanto em hospitais, clínicas e consultórios particulares, que estejam associados a planos de saúde, quanto no Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, os profissionais devem adequar-se sua atuação à realidade de cada uma dessas organizações.

Confira quais sãos os 6 benefícios principais de uma auditoria

  1. reduzir custos;
  2. melhorar a qualidade dos atendimentos;
  3. estabelecer regras para o funcionamento e desempenho de serviços;
  4. avaliar o desempenho da instituição;
  5. melhorar a competitividade no mercado;
  6. aumentar a segurança nas relações da equipe;

Confira quais sãos os destaques dessa lista, logo abaixo:

1— Redução de Custos

Hoje, uma das grandes vantagens que se tem ao fazer uma auditoria é, sem sombra de dúvidas, a redução de custos. Diversos sãos os problemas de controle na área da saúde e os grandes vilões, o que contempla materiais e medicamentos que são constantemente alvo de prescrições desnecessárias, fraudes, furtos dentre outras ocorrências. Nesse sentido, a auditoria pode contribuir para reduzir custos desses itens.

Com a auditoria, haverá sempre um profissional capaz de apontar erros em todos os processos. Sendo assim, o auditor atuará pela redução de gastos de forma assertiva e eficiente.

2— Aumento da qualidade dos atendimentos

A partir de uma auditoria, o auditor poderá analisar quais são os pontos críticos que existem no atendimento. Isso faz com que a equipe elabore e desenvolva metas e objetivos internos que colaborem para o atendimento aos seus pacientes e seus colaboradores.

Inúmeros sãos os benefícios que a auditoria pode trazer às instituições. Ter um profissional capacitado para isso é fundamental para a adoção de medidas que colaboram para o seu funcionamento.

Se você ficou interessado, e quer se aprofundar na área conheça a pós-graduação MBA Auditoria e Qualidade em Sistemas de Saúde  que a DALMASS oferece.

Posts relacionados

Deixe uma resposta