Conheça agora as áreas de atuação mais promissoras da Psicologia

6 minutos para ler
Compartilhe -

Considerada uma ciência desde o final do século XIX, quando foi criado o Instituto de Pesquisa de Leipzig, na Alemanha, a Psicologia nunca esteve tão em alta e vem ganhando cada vez mais relevância com o passar do tempo. Hoje, esse é um dos cursos mais disputados pelos estudantes interessados em ingressarem nas universidades brasileiras, além de ser, constantemente, o tema focal em livros, séries e filmes.

Acompanhando a sociedade, essa ciência também tem evoluído, afinal, é necessário se adaptar ao mundo em que vivemos e, consequentemente, desenvolver diferentes pensamentos e abordagens para estudos e aplicações. Nesse contexto, ao acompanhar as mudanças no comportamento dos indivíduos, diferentes áreas de atuação da Psicologia também vão surgindo.

Porém, umas acabam se destacando mais do que outras e ganhando maior relevância. Atualmente, uma das mais promissoras áreas de atuação da Psicologia é a Avaliação Psicológica. Quer saber mais sobre esse segmento? Então, confia, a seguir, a relevância desses cursos no Brasil e, é claro, a importância de buscar uma especialização para atuar satisfatoriamente nessa área. Confira!

Qual a relevância dos cursos de Psicologia no Brasil?

Antes de entender qual das áreas de atuação da Psicologia é a mais promissora, é preciso levar em conta o cenário positivo para investir nessa área no Brasil. Um exemplo? Aos poucos, a ciência vem se estabelecendo como uma das mais concorridas nas universidades brasileiras.

No vestibular da USP (Universidade de São Paulo) de 2018, por exemplo, Psicologia foi o terceiro curso mais disputado, ficando atrás apenas de Medicina, em diferentes campus. A relação de candidatos por vaga foi de 61 x 1, ou seja, mais de sessenta alunos disputando por uma oportunidade de ingressar nessa graduação. Até mesmo cursos tradicionais, como Jornalismo e Relações Internacionais, ficaram atrás da Psicologia quando o assunto é concorrência.

Uma das razões para justificar esse crescimento nos últimos anos se dá pelo fim da associação bastante comum — e equivocada — feita no passado: a de que o curso de Psicologia era destinado às mulheres. Além disso, o tratamento psicológico, por exemplo, foi deixando de ser um tabu, o que torna o cenário mais atraente e faz com que o número de homens interessados pela área aumente.

Quais áreas são mais promissoras na Psicologia?

Com as mudanças dos padrões comportamentais da sociedade, a tendência é que as ciências também acompanhem esse movimento e se adaptem. A Neuropsicologia, por exemplo, só passou a ser reconhecida como uma especialidade da área em 2004. Porém, atualmente, é uma das profissões mais procuradas, e mais antigas, dentro do campo da Psicologia.

Outa que merece destaque é a atuação em Avaliação Psicológica, que tem como objetivo coletar dados a respeito dos fenômenos psicológicos de cada indivíduo. Isso para realizar estudos e apresentar interpretações a respeito do seu comportamento em sociedade.

Essa talvez seja a área mais tradicionalmente conhecida da Psicologia, afinal, Sigmund Freud e Carl Jung, dois dos estudiosos mais conhecidos dessa ciência, trabalharam a parte clínica. O objetivo é conversar com o paciente, entender a sua história e, assim, fornecer um diagnóstico que, por exemplo, busque o alívio emocional, solucionando uma dúvida ou questionamento do indivíduo.

A partir do ato de ouvir, o profissional tem como foco permitir que ele se conheça melhor, entenda suas próprias decisões e o seu comportamento. Dessa forma, ele vai lidar mais naturalmente com seus desejos e sentimentos, conseguindo conviver com eles de maneira mais saudável. Hoje, esse método é utilizado em vários contextos, seja clínico, educacional, jurídico ou até mesmo para orientação profissional.

Quem pode atuar na área de Avaliação Psicológica?

Apenas profissionais registrados no Conselho Regional de Psicologia (CRP) podem realizar a Avaliação Psicológica com a publicação de uma nova regulamentação. Portanto, é cada vez mais necessária a especialização na área para quem quer se destacar em um mercado tão competitivo e buscar um diferencial na carreira para encontrar um emprego. Uma pós-graduação na área, por exemplo, permite que você se torne mais capacitado para exercer um função tão importante.

Afinal, lidar com as emoções e as particularidades das pessoas exige muita responsabilidade e estudo para que o trabalho realizado seja, de fato, eficiente. A partir das características psicológicas a serem analisadas, o profissional define quais as técnicas serão utilizadas para conseguir um panorama mais completo. Testes psicológicos ou situacionais são muito comuns, assim como entrevistas.

Quais são as funções desse profissional?

Atualmente, a Avaliação Psicológica é muito utilizada dentro de empresas e organizações. Seja na hora de realizar uma nova contratação ou para identificar e solucionar o problema com alguém que já é um funcionário. Esse método é muito eficaz na hora de identificar os perfis mais adequados e compatíveis com cargos e funções disponíveis, aumentando as chances de acerto na tomada de decisão.

Esse método também pode servir como ferramenta de auxílio para outras decisões importantes, como no âmbito jurídico, por exemplo. Além disso, é bastante útil para identificar a orientação vocacional de alguém ou mesmo para estudos na área da neuropsicologia.

Portanto, fica evidente como a Psicologia vai acompanhando as mudanças em nossa sociedade e adaptando suas técnicas e conceitos ao novo comportamento. A Avaliação Psicológica é uma das áreas que foi se modificando e, hoje, é uma das mais promissoras e se destaca em meio aos muitos segmentos dessa ciência.

Agora que você já entendeu das áreas de atuação da Psicologia é a mais promissora e como essa ciência vai ganhando cada vez mais espaço no mercado, que tal conferir como a DALMASS pode ajudá-lo? Entre em contato com a gente, conheça os cursos oferecidos e dê início a essa nova etapa em sua vida!

Posts relacionados

Deixe uma resposta