teste-psicológico-avaliacao-psicologica teste-psicológico-avaliacao-psicologica

Entenda a diferença entre teste psicológico e avaliação psicológica

3 minutos para ler
Compartilhe -

É muito comum a confusão entre teste psicológico com a avaliação psicológica. Afinal, ambos possuem nomes parecidos, mas saiba que há diferença entre os dois.

Mas você deve estar se perguntando, como consigo diferenciar o teste psicológico da Avaliação Psicológica?

Imagem: Freepik

A resposta é muito simples, a Avaliação Psicológica vai ter uma finalidade específica, um processo maior e bem mais estruturado. Já o teste psicológico é um instrumento que está dentro da Avaliação Psicológica. Continue a leitura para tirar todas as suas dúvidas.

O que é um teste psicológico?

Um teste psicológico, segundo o Conselho de Psicologia, é um instrumento que tem por objetivo identificar, descrever, qualificar e mensurar características psicológicas através de procedimentos sistemáticos de observação e descrição do comportamento humano, nas suas diversas formas de expressão, acordados pela comunidade científica.

Esses instrumentos baseiam-se em estudos científicos. Cada teste psicológico propõe-se a avaliar um determinado construto. O construto é o que designa em ciência um conceito teórico não observável diretamente. Personalidades, amor, medo são exemplos de construtos.

Como um instrumento pode ser considerado como teste psicológico?

Para ele ser considerado como teste psicológico, precisa ser um instrumento validado pelo Conselho Federal de Psicologia. Nesse caso, é necessário que esses instrumentos, que estão sendo validados, passem antes pela Comissão de Avaliação Consultiva em Avaliação Psicológica ou CCAP.

É importante lembrar que, para utilização desses testes psicológicos, você precisa ser formado em Psicologia e ter o Registro Profissional ativo no CRP da sua região.

Como esses testes são avaliados?

Para deixar bem claro como esses testes são avaliados, preparamos um infográfico com base no que o CFP tem como objetivo para avaliar a qualidade técnico-científica de instrumentos psicológicos para uso profissional. Isso é possível a partir da verificação objetiva de um conjunto de requisitos técnicos e divulgando informações sobre os testes psicológicos à comunidade e às (aos) psicólogas(os). 

Confira no Infográfico abaixo:

O que é a Avaliação Psicológica?

É um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto por métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações para a tomada de decisão no âmbito individual, grupal ou institucional, com base nas demandas, condições e finalidades específicas.

Esse instrumento pode ser usado, por exemplo, em áreas organizacionais, candidatos à carteira de habilitação (CNH), requerentes ao porte de arma de fogo, em concursos públicos, em clínicas e muito mais.

A Avaliação Psicológica é um processo que possui uma finalidade específica. Serão utilizados diversos métodos, técnicas e instrumentos para que se chegue a uma decisão específica e assertiva para cada tipo de situação em especial.

Escolher a melhor ferramenta de Avaliação Psicológica não é tarefa fácil. Por isso, é preciso ter cuidado e atenção para que o instrumento escolhido seja o mais adequado para cada situação. Se você quer saber mais sobre Avaliação Psicológica, conheça a pós-graduação da DALMASS que já está na 10ª turma no Brasil.

Conheça as áreas de atuação mais promissoras da Psicologia e veja que Avaliação Psicológica está nessa lista.

Posts relacionados

Deixe uma resposta