Profissões do futuro: 3 áreas que serão tendência para os próximos anos

7 minutos para ler
Compartilhe -

Não é segredo algum que o mercado está mudando e que novas tecnologias e processos de trabalho vêm surgindo em ritmo acelerado. Com todas essas novidades, é natural que alguns setores se destaquem como os mais promissores para os próximos anos — dando origem às inovadoras profissões do futuro, que impactam cada vez mais o cenário econômico do país e do mundo. E você, já sabe quais são elas? É justamente sobre isso que falaremos neste post.

A seguir, mostraremos em quais setores se concentram as profissões do futuro, reforçando a busca das empresas por profissionais devidamente qualificados e especializados para lidar com essas demandas. Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Então, continue conosco e boa leitura!

Em quais setores se concentram as profissões do futuro?

1. Indústria 4.0

Você já conhece ou ouviu falar em indústria 4.0? Trata-se nada mais nada menos do que a quarta revolução industrial — a primeira veio com a criação das máquinas a vapor, que impulsionaram o crescimento das indústrias de ferro e têxtil. A segunda, por sua vez, trouxe descobertas nas áreas elétricas, petrolíferas e químicas, dando origem a invenções como energia elétrica e até mesmo o telefone. Já a terceira caracteriza o surgimento da internet.

Essa quarta revolução, que estamos vivendo agora, propõe uma mudança de paradigmas nos sistemas de produção de fábricas e empresas, promovendo o uso de tecnologias e inovações tecnológicas. A Indústria 4.0 desenvolve formas cada vez mais eficientes e customizáveis de trabalhar, marcando a integração do mundo físico e do virtual.

Com ela, surgiram algumas das principais profissões do futuro que vêm se consolidando no mercado. Confira algumas a seguir.

Analista de Big Data

O analista de Big Data é responsável por coletar e analisar (por meio de ferramentas próprias para tal) um volume grande de dados que impactam os negócios diariamente. Essas informações, deixadas pelos usuários ao navegarem nos sites das empresas ou ao participar de uma experiência de compra, por exemplo, permitem a tomada de decisões estratégicas para os gestores e, consequentemente, a conquista de melhores resultados.

Desenvolvedor de software

Embora essa não seja uma profissão que entrou agora no mercado, a função de desenvolvedor de software está mais em alta do que nunca. Esses profissionais são responsáveis pela criação de sistemas que otimizam e automatizam processos dentro das empresas, por esse motivo, são bastante valorizados.

Engenheiro front-end

O engenheiro front-end atua entre programadores e designers, sendo responsável por viabilizar todas aquelas páginas que usamos diariamente na rede. Trata-se de uma das profissões do futuro que tende a crescer bastante, já que grande parte das empresas, hoje, entende a importância de contarem com uma boa presença virtual.

Especialista em e-commerce

Devido à praticidade de comprar por meio de um clique e receber as mercadorias diretamente na porta de casa, os comércios online (e-commerce) já fazem parte da vida de muitas pessoas no Brasil e no mundo. Para se destacar entre as tantas outras lojas virtuais existentes, os negócios vêm buscando pelo especialista em e-commerce, de modo a garantir bons resultados, atrair mais clientes e fechar mais vendas.

2. Sustentabilidade

Nunca se falou tanto em sustentabilidade quanto nos dias de hoje. Cada vez mais pessoas e empresas tomam consciência de que é necessário cuidar do planeta para garantir um presente digno para todos e um futuro adequado para as próximas gerações. Trata-se do agir de forma pensada, utilizando os recursos naturais à nossa disposição com responsabilidade, analisando como as nossas atitudes, por mais pequenas que possam parecer, geram grandes consequências.

Foi em meio a esse cenário que várias profissões do futuro que têm como base a sustentabilidade foram ganhando mais espaço. Listamos algumas das principais abaixo.

Especialista em energias renováveis ou energias alternativas

O Especialista em energias renováveis ou em energias alternativas tem como objetivo pensar em soluções estratégicas que não causem danos à natureza. Tendo em mente que a sustentabilidade é um tema que não sairá de pauta ao longo dos próximos anos, trata-se de uma profissão que promete se manter em alta.

Gestor de resíduos

A principal função do gestor de resíduos é minimizar o impacto da geração de materiais descartados ao meio ambiente e incentivar a reutilização e reciclagem. Ele exerce, portanto, um importante papel na estruturação de possibilidades que garantam a harmoniza do relacionamento entre indústria, natureza e sociedade.

3. Saúde e bem-estar

A modernidade trouxe avanços inquestionáveis para a área da saúde. Atualmente, médicos, cientistas e demais profissionais que atuam nesse campo, bem como a sociedade no geral, podem contar com uma gama maior de equipamentos, medicamentos, processos e soluções, por exemplo.

Outra das consequências da modernidade, por outro lado, é que o cotidiano exige cada vez mais das pessoas. Vivemos em um cenário marcado pela competitividade do mercado, estresse e correria, no qual nem sempre as pessoas conseguem lidar com tudo isso da melhor forma possível. Dessa forma, aumentam as ocorrências de problemas relacionados à saúde mental.

A seguir, listamos algumas das profissões do futuro que abrangem todos esses aspectos que mencionamos acima. Veja.

Profissionais de saúde mental

As profissões que abrangem os cuidados da mente, como psicólogos, terapeutas e psiquiatras, estão em alta e permanecerão por muito tempo. Isso porque é muito pouco provável que as máquinas substituam esse cuidado personalizado que os profissionais têm com seus pacientes.

Engenheiro hospitalar

A evolução da tecnologia no ambiente hospitalar trouxe novos aparelhos para facilitar procedimentos, tratamentos e demais aspectos comuns ao cotidiano dos profissionais da saúde. 

Em meio a isso, é função do engenheiro hospitalar reunir e aplicar tecnologias e conhecimentos para desenvolver esses aparelhos e opinar no que diz respeito ao planejamento e às estratégias aplicadas em sua criação.

Coach

O coach auxilia as pessoas no desenvolvimento de diversos âmbitos de suas vidas, como carreira, empreendedorismo, relacionamentos e até mesmo saúde e prática de exercícios físicos — sobretudo com o boom do mundo fitness nas redes sociais, cada vez mais pessoas recorrem a esse profissional para fazer um acompanhamento nesse sentido e manter o corpo em dia.

Por que se especializar é fundamental para atuar com as profissões do futuro?

Há tempos as pós-graduações deixaram de ser apenas um diferencial atrativo entre os profissionais. Muito mais do que enriquecedoras para o currículo, oferecendo destaque e possibilidades de crescimento de carreira, as especializações podem ser até mesmo algo indispensável para exercer determinada função. Esse é o caso de muitas das profissões do futuro que mencionamos até então.

As organizações atuais apresentam demandas bastante específicas, e um dos primeiros passos para se preparar para elas é buscando conhecimento. Os cursos de pós-graduação surgem como opções excelentes nesse sentido, uma vez que costumam ser focadas nas necessidades do mercado e oferecem uma série de vantagens para que os profissionais atuem com excelência em suas funções.

Como foi possível perceber, novas profissões vêm se estabelecendo de tempos em tempos e ganham cada vez mais força. Estar atento a elas, bem como às novidades e tendências do mercado, é fundamental. Nesse sentido, nada melhor do que se preparar com uma qualificação para contribuir com as demandas das organizações e obter um retorno satisfatório.

Gostou de conhecer mais sobre as profissões do futuro? Então, curta agora mesmo a página da DALMASS no Facebook e aproveite para continuar por dentro de mais conteúdos como este!

Posts relacionados

Deixe uma resposta