Quais são as tendências da engenharia civil para 2019?

4 minutos para ler
Compartilhe -

A inovação está em alta e hoje os engenheiros buscam entregar as melhores experiências para seus clientes. Em 2019, há diversas promessas interessantes para o ramo da construção civil. O profissional que deseja seguir o ritmo imposto pelo mercado, deve estar atento ao que vem por aí.

Em meio ao novo cenário do setor, que está cada vez mais competitivo, o profissinal com capacidade de se adaptar e antecipar tendências será  altamente competitivo

A construção civil volta a crescer

O Índice de Confiança da Construção (ICST) subiu para 1,5 pontos em outubro do ano passado, chegando a 81,8 pontos. Por esse ângulo, a confiança dos consumidores aumentou para 120%.Com a confiança em recuperação restabelecida, o cenário futuro mostra-se otimista e promissor.

Já o Produto Interno Bruto (PIB), que é soma de todos os bens e serviços produzidos no país, apresentou crescimento de 1,6% e expansão de 1,2% na construção. A  expectativa é de crescimento para 2019, segundo instituições financeiras.

Diante do cresciemento, nos últimos meses, o mercado apresenta sinais de melhoria e o cenário é de otimismo em relação ao futuro, fique de olho nas tendências para garantir o crescimento e o sucesso profissional.

Saiba como ser competitivo em 2019

A inovação sempre foi a palavra-chave do segmento de Engenharia Civil.Em 2019, ela continuará sendo uma grande alavanca aos profissionais da área. É possível afirmar, que novos processos, métodos de execução e tecnologias serão bastante demandados na rotina do setor.

Realidade aumentada

As grandes empresas mundiais de software para Engenharia Civil estão aproveitando as novas possibilidades oferecidas pelos equipamentos de realidade virtual, realidade aumentada e realidade mista para incrementar na construção civil. As plantas em 3D estão cada vez mais presentes e populares nos escritórios de engenharia e arquitetura.

Concreto autorregenerativo

Concreto autorregenerativo é um exemplo que pode acrescentar anos à vida de um edifício. O material é apto a liberar um agente de cura caso as rachaduras aparecem. Quando o agente entra em contato com um catalisador dentro do concreto, ele se transforma em um polímero sólido e forte.

BIM 

O Building Information Modeling (BIM), que significa em português  Modelagem da Informação da Construção, é o novo conceito quando se trata de projetos para construções.

A modelagem com o conceito BIM trabalha com modelos 3D mais fáceis de assimilar e mais fiéis ao produto final. Já parou para imaginar o quão prático seria se  todas as informações da obra estivessem consolidadas e integradas em uma só plataforma?

Wearables para EPIs

Diversos fabricantes de EPIs (equipamentos de proteção individual) estão investindo cada vez mais nessa tecnologia para ajudar a ampliar o que o mercado conhece como segurança no ambiente de trabalho.

O uso de máscaras ou outros dispositivos inteligentes vão gravar todas as informações do ambiente de trabalho e também registrar as condições do trabalhador, não é interessante? Essas informações, como todas as demais que são captadas pela tecnologia vestível, serão processadas e vão ajudar a evitar acidentes, problemas de saúde e melhorar processos de tomada de decisões.

Conhecer a fundo as tendências da Engenharia Civil para 2019 e a retomada do setor é algo próximo em que vale a pena investir para se tornar um profissional mais competitivo. 

Conheça nosso MBA Gerenciamento & Qualidade da Construção.

Posts relacionados

Deixe uma resposta